Curtir

sábado, 5 de maio de 2012

Sanda da China para o mundo.


Embora muitos conheçam o Sanda, resolvi fazer este artigo para entender um pouco sobre este belo sistema que esta inserida dentro do Kung Fu Wushu. Muitos erroneamente associa o Sanda como um estilo independente de kung fu. Então, convido a todos para conhecerem um pouco da arte do guerreiro!

Ao longo da história na China, o Sanda (Sanshou) recebeu vários nomes como Xiangbo, Shoubo, Chaishou, Qiangshou, Ji Ji e Daleitai.


Sanda significa literalemente "luta livre" e Sanshou "mão livres", ambos os termos refere-se a mesma coisa, um tipo de full contact chinês desenvolvido originalmente pela milícia chinesa na década de 1960. Essa moderna modalidade de combate corpo a corpo, é também um esporte de combate e um sitema de auto-defesa. Na sua pratica, usam-se socos, chutes, rateiras e técnicas para derrubar e submeter o adversário.

Na China, comenta-se que Sanshou é a Quinta-essência do Wushu/Kung Fu.
 "Sanshou Shi Wushu Jiinghua". 

Historicamente, conta-se que essa modalidade evoluiu de lutas Lei Tai, "mãos nuas", em que não haviam regras. No seu processo de evolução, ela se tornou uma pratica competitiva entre os militares, com a finalidade de testa e praticar técnicas e habilidades marciais com as mãos nuas.

Seu nascimento foi logo após a guerra da Coréia, o governos chinês percebeu a necessidade de investir em pesquisa e desenvolvimento visando melhor treinamento de seu exercito.


Então, coube ao general Peng Dehuai o comando da pesquisa  para criar um novo sistema que teve a participação de especialistas em artes marciais de toda a China, bem como a participação de médicos, educadores físicos e demias pessoas relacionadas as atividades físicas e saúde. O novo sistema deveria observar três critérios:

SIMPLICIDADE; COMBATE DIRETO;  e 
EFETIVO CONTRA OPONENTES MAIS FORTES.

É importante ressaltar que quase paralelamente ao Sanda Militar, desenvolveu-se o Sanda Civil onde em competições clandestinas quase ocasionavam sérios danos aos competidores, essas competições eram quase que um vale tudo ao molde dos primeiros Ultimate Fighting Championships. Já em 1979, o Comitê Chines de Esportes Nacionais (CCEN) decidiu que o Sanda/Sanshou estaria ligado ao Wushu como esporte de competição. 

Mas, o Sanshou não tinha uma metodolgia de treino, pradronização de técnicas e principalmente regras devido ao tempo de seu nascimento e a oficialização. Então, o sanshou continuou até meados dos anos 80 como esporte a se desenvolver dentro de colégios e universidades ligadas à educação física, além de experimentação em campeonatos.

O CCEN em 1982, finalmente chegou a uma metodologia de treino e regras para competições que vêm sendo aos poucos modificadas. Em 1990 o sanshou teve seu ponto de partida como esporte contemporâneo, nesse ano o comite organizador dos XI Joogos Asiáticos incluiu o wushu com esporte oficial de competição. No mesmo ano, fundaram a Federação Internacional de Wushu como organismo oficial encarregado de dirigir o crescimento e a difusão do esporte, determinando as diferentes disciplinas de competição e a sua respectiva regulamentação.

A popularidade do sanshou está crescendo rapidamente, sendo que na atualidade, as competições são levada em mais de 95 países pelo mundo. Hoje no sanshou há duas modalidades de competições, a amadora e a profissional.

No que diz respeito a modalidade amadora, o uso de equipamentos como capacete, luvas, coquila, protetor torácico, protetor bucal são obrigatórios.




Na China, acontece “O Rei do Sanda” sobre um quadrilátero similar a um ringue de boxe, porém as dimensões são maiores. Os lutadores não usam equipamentos protetores, podem desferir golpes no joelho, assim como socos e chutes. Há participação de alguns lutadores de Sanda em competições de luta como K-1 e Shootboxing. 



Veja um pouco sobre Sanshou no video abaixo:


 
Para saber mais informações sobre o Sanda/Sanshou, tais como, categorias, uniformes, competições, vai uma dica: procure uma academia filiada a uma federação de sua cidade.

Obrigado pela visita, aproveite e deixe sua dica ou sugestão... Abraço!

OBS.: Para elaborar o conteúdo deste artigo foram usados o wirkipédia e as imagens retiradas do google imagens.

Nenhum comentário: