Curtir

sexta-feira, 30 de março de 2012

Shuai Jiao: Milenar Arte Marcial Chinesa

Quando me falaram sobre o Shuai Jiao, pensei que fosse uma nova modalidade de luta das artes marciais chinesa. Para ter um entendimento sobre esta arte, fizeram uma comparação ao judo, tipo, o ShuaiJiao é o “Judo Chinês”. 

Acredito que varias pessoas ainda não sabem muitas coisas no que diz respeito a essa arte. Então, resolvi fazer uma pesquisa sobre esta luta e compartilhar com todos aqueles que desejam saber um pouco mais sobre ela.

A história do Shuaijiao (Shuai Chiao) remonta a época do Imperador Huangdi, o imperador Amarelo, cerca de 5.000, aproximadamente 2.700 a.C. É considerada o sistema de defesa pessoal mais antigo do mundo, cujo termo Shuaijiao significa: SHUAI: derrubar e JIAO: chifres ou chifrar
De acordo com lendas, os lutadores deveriam vestir capacetes elaborados, assim, dando a impressão de que os lutadores tinha “chifres”, sendo que desde os tempos primitivos, as técnicas marciais eram relativamente grosseiras quando os dois oponentes se agarravam e lutavam, parecia um confronto de dois animais com chifres.

A definição de Shuai Jiao varia de acordo com o tradutor, segundo o professor Hu Shen Wu, diretor do Instituto Educação Físcia da Província de Taiwam, define a arte assim:

 “Shuai Jiao é uma forma de autodefesa, baseada na naturalidade, nas leis físicas da força, onde sua proposta é manter nosso próprio equilíbrio e fazer o oponente perder o equilíbrio, derrubando-o." 

Defesas e contra-ataques são classificados como os métodos e técnicas desse sistema.

Considerado um estilo de kung fu, o Shuaijiao, originou-se há mais de 2000 ano, mas, conforme alguns estudiosos, sua origem é de aproximadamente 2000 a.C. de acordo com registro antigos encontratos tralhado em cascos de tartaruga. Em 1928 o governo Centra da República da China estabeleceu o Instituto Central de Kuoshu em Nankin, onde foi oficializado o termo Shuiai Jiao. Esse Instituto serviu como coordenador do ensino, direção e propagador das artes marciais chinesa, assim, o momento foi oportuno para a unificação da arte Shuai Jiao.
Praticantes de Tianjin.

Na visão moderna, o Shuiajiao é um esporte de combate que oferece vários benefícios, tais como: desenvolvimento da coordenação notora, velocidade, raciocínio rápido e bom condicionamento físico. Hoje há varios estilos de Shuaijiao, os mais difundidos são o Mongol (Bokh), o Tianjin, o Beijing e o Baoding, este é o mais conhecido no ocidente, distinguido por seus movimentos largos, sua velocidade e força ao desenvolver suas técnicas, conhecido também como Kuaijiao, derrubada rápida. 


Para ter uma noção sobre o Shuiajiao, assista o video abaixo:



Se deseja praticar esta formidável arte, procure uma academia filiada à federação de sua cidade. Pessoal, espero que tenha gostado... obrigado pela visita e aproveite e deixe sua dica ou sugestão!

A todos força e paz!!  

quinta-feira, 22 de março de 2012

Mestre Daniel Lucena: fundador da ASIAM

Hoje iremos conhecer um pouco do perfil do Mestre Daniel Lucena. Ele é fundador da Associação Shaolin Internacional de Artes Marciais (ASIAM). Então vamos conferir!


Aos 06 anos de idade, Daniel Lucena começou a treinar boxe com seu irmão Duda Lucena, o motivo que o levou a treinar foram os problemas de saúde. 

Logo começou a treinar Kung Fu e lá para cá não parou mais, formou-se em Kung Fu Shaolin, além dessa formação, tem formação emo Kickboxing e Jiu Jitsu.

Na sua jornada pelos caminhos das artes marciais, ele passou a treinar com vários mestres de diversas modalidades. Sempre buscando cada vez mais conhecimentos para poder transmiti-los aos seus alunos e assim, realizando sonho de infância: uma escola com diversas modalidades.

No ano de 1992 fundou a Associação Shaolin Internacional de Artes Marciais (ASIAM) que realiza diversos campeonatos nacionais e internacionais com o objetivo de unir as modalidades e suas respectivas federações num só torneio, promovendo assim a “União Marcial”.

A cada evento da entidade, torna-se mais evidente esta união. Os atletas da ASIAM, através do Mestre Daniel Lucena, têm conquistado títulos nacionais e internacionais em diversas modalidades, o que o enche de orgulho e satisfação.

Sifu Lacerda diretor téc. de formas da ASIAM e UIAMA Brasil e discípulo do Mestre Daniel participando do torneio Internacional de Kung Fu.
Equipe Shaolin no Torneio Paulista de Kung Fu


Hoje Daniel Lucena é formado em Kung-fu  7ºThuan, Kick-Boxing 6ºDan, Jiu-Jitsu 3º grau faixa preta da Gracie, é formado em Educação Física, se especializou em Massoterapia e esta cursando Psicopedagogia .

É Presidente da ASIAM, Vice-Presidente da UIAMA / UMA World, árbitro internacional da WAKO, UIAMA, WKL, BCJJE e delegado da WKL no Brasil. Na sua carreira como atleta conquistou diversos títulos importantes como por exemplo os Paulistas de Kuoshu Kung-Fu e de Contato Total Português, os Brasileiros Profissional da WAKO/CBKB e Profissional de Kung-Fu-CBKFS, o Sul Americano de Kickboxing-UIAMA, o Europeu de Kung-Fu e os Mundiais de Jiu-Jitsu CBJJE e UIAMA.

Grão Mestre Gilberto Cabral (Brasil), Sifu David (Argentina) e Sifu Daniel.
Além da formação de ótimos atletas, a Associação Shaolin também faz um trabalho social com crianças carentes e pessoas da terceira idade, o que engrandece ainda mais o excelente trabalho deste verdadeiro mestre, vitorioso como lutador, e incansável trabalhador em prol do desenvolvimento e divulgação das artes marciais, sempre com o apoio de sua família e de seu alunos e amigos.



Sifu Daniel e seus discípulos
Luiz Henrique - o pequeno monge da Shaolin
Quer conhecer mais o trabalho do Mestre Daniel Lucena, então clique aqui.
Quer esta aqui? Mande a sua história!



Aproveite e deixe sua dica ou sugestão... abrigado pela vista e volte sempre!!

Força e Paz a todos.

terça-feira, 20 de março de 2012

Enquete: Novela Wing Chun


Talvez muitos ainda desconhem, mais em 2007, Sammo Hung fez uma nova produção, trata-se da novela sobre Wing Chun, para tal, ele convidou amigo dos tempos da Ópera de Beijing, Yuen Biao, para viver Leung Jaan. A novela de genero Wuxia, conta com 40 epsódios.

Esta produção tem um direcionamento mais voltada para as relações humanas. E mesmo assim, vale a pena curtir esta produção sobre cultura e kung fu.

O elenco conta ainda com: Nicholas Tse, Hu ke, Rain Lee, Liu Zi Yan, Sammy Hung, Si Qin Gao Li, Yuan Yuan.

Pessoal, tenho a produção completa legendada em português e quero compartilhar com vocês! Assim, estou realizando um enquete para saber se vocês gostariam de assistir aqui no blog um epsódio a  cada semana.  

A enquete esta ali no lado, então é só votar e aguardar o resultado.

Veja um trecho da obra.


Obrigado pela visita! Deixei sua dica ou sugestão.
Paz e luz a todos!!!

segunda-feira, 19 de março de 2012

Documentário Mestre Florentino na China

Hoje, convido-os para assistir o documentário Applied Wing Chun na China, este belo trabalho foi produzido pelo Sifu Florentino no período em que morou na China.
Então, vamos conferir!!




Conheça melhor o trabalho do Mestre Florentino, clicando aqui.

Quer ter seu trabalho exposto aqui no blog? Então, envia-mos o conteúdo!
Obrigado pela visita, deixe sua dica ou sugestão... volte sempre.

Kung Fu é Isto!!


sábado, 17 de março de 2012

As Armas do Kung Fu

As armas no kung fu são consideradas uma extensão natual do corpo e são tão importantes quanto as suas armas naturais (pernas e mãos). Tradicionalmente, um atleta de kung fu só poderia praticá-las, quando possuir um certo nível de habilidade em formas de mãos.

As armas chinesas são normalmente classificas em "longas, médias, curtas, articuladas e de arremesso", as quais são provenientes da região Norte da China. Mas, alguns estilos do Sul da China enfatizam somente em duas armas como fundamentais que são as espadas borboletas e o bastão longo.

As armas do kung fu são fantásticas, vamos conferir no documentário:




quarta-feira, 14 de março de 2012

Sifu Fábio Aragão: Presidente da Ass. Esp. Santense de Wing Chun Kuen

Hoje iremos conhecer um pouco da história do Sifu Fábio Aragão. Ele é presidente da Associação Espírito Santense de Wing Chun Kuen, exatamente neste mês, ele completa 30 anos de pratica no Wing Chun. Há muitos anos ele vem trabalhando na divulgação do Wing Chun Kung Fu, principalmente no estado do Espírito Santo.  Então, vamos conferir seu relato a seguir:



Todos, em algum momento, nutriram simpatia pela arte marcial escolhida por algum motivo especial. No meu caso, eu não gostava de arte marcial, mas o que me levou a praticar, foi depois de ter levado uns tapas na rua aos 14 anos de idade quando ainda morava em Pernambuco. 

Jurei que iria aprender Karatê (naquela época, tudo que se referia a luta, para mim era Karatê), só para bater naquele sujeito. Mas não aconteceu e hoje, somos amigos. 

Foi o estilo Wing Chun do Kung Fu (ou Wushu) que comecei a praticar naquele ano. Já em São Paulo, dei continuidade com o pioneiro desse estilo no Brasil: Si Kung Marco Natali.

Pratiquei o Tae Kwon Do por 3 anos (obtendo a faixa vermelha). Quando retornei ao Wing Chun, foi sob orientação do pupilo mais famoso do Si Kung Marco Natali: Francisco D’urbano. Minha eterna gratidão à eles.

Sifu D'urbano e Fábio Aragão

Vindo para o Espírito Santo em 1993 para ser um dos divulgadores do Wing Chun por aqui, percebi o enorme trabalho que tinha pela frente, caindo em si, sobre a responsabilidade de estar à frente de um estilo. 

Em 1996 voltei ao meu estado natal e retornei ao Espírito Santo em 2000. Ajudei na fundação da “Associação Espírito Santense de Wing Chun Kuen – Kung Fu” e do “Caruaru Centro de Artes Marciais”. 

Fui delegado regional da “Federação Pernambucana de Kung Fu e Tai Chi Chuan” e filiado às federações dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco, e também filiado à “União Nacional de Kung Fu Kuoshu”, onde obtive minha formação marcial. 

Atualmente estou filiado à “Federação Capixaba de Kung Fu”, “Associação Espírito Santense de Wing Chun Kuen – Kung Fu”, “Fraternidade Kung Fu” e “Liga Espírito Santense de Kung Fu”. 

Promovi, realizei e participei em 1996 do “1° CAMPEONATO DE KUNG FU/WUSHU DA CIDADE DE SERRA” (hoje conhecido por COPA SERRANA DE KUNG FU), “1º TORNEIO DE KUNG FU DE CARUARU” e participei na elaboração do “1º FESTIVAL DE ARTES MARCIAIS” em Caruaru – PE.

Copa Serra de Kung Fu 5ª edição - 2011
Realizei e ainda realizo diversas demonstrações públicas e/ou em eventos marciais para promover o Kung Fu (Wushu). Fui consultor técnico no “Curso Básico de Kung Fu” no curso de férias (oficina) promovido pelo governo pernambucano em Caruaru em 1999.

Sifu Fábio e seus alunos na Academia Caruaru -  julho de 1997.

Ministrei o “1º Curso de Arbitragem de Kung Fu” pela Federação Capixaba de Kung Fu em 2004. Atualmente sou o Diretor Técnico Geral da Liga Espírito Santense de Kung Fu e da Federação Capixaba de Kung Fu. 

Além do estilo Wing Chun tenho conhecimento em Chin-Na, Wushu Moderno, Filosofia Kung Fu e Arbitragem (em Sanda, Taolu e Kuoshu). 

Como atleta obtive alguns títulos e competi ativamente até 2003. Exatamente neste mês de março, completo 30 anos de prática no Wing Chun e envolvimento com as artes marciais! 

Sifu Fábio Aragão e seu alunos na Associação Espírito Santense de Wung Chun Kuen
Sifu Fábio e seus alunos no Brasileiro da CBKW - Fortaleza 2007
Sifu Fábio e alunos no Brasileiro da CBKW - 2011

Este é um pouco sobre o Sifu Fábio Aragão. Aproveito para parabenizá-lo por seus 30 anos de pratica no Wing Chun. Bom pessoal, para conhecer mais sobre o trabalho dele, entre em contato pelo facebook clicando aqui.

A todos muito obrigado pela visita! 
Quer esta aqui? Mande-nos a sua história.

domingo, 11 de março de 2012

Sifu Rômulo Huangg: Presidente da Liga Bahiana de Kung Fu


No norte e nordeste do nosso país temos grandes trabalhos com as artes marciais chinesa. Asim, conheceremos hoje o perfil do Mestre Rômulo Huangg, Presidente da Liga Bahiana de Kung Fu. Além de presidente, ele também é especialista em mais de 18 armas tradicionais chinesa.  Então, vamos conferir!!!


Hoje, sem sombra de dúvidas, ele é o maior expoente do kung fu em todo o estado da Bahia, sendo respeitado por outros mestres em estados como: São Paulo, Rio de Janeiro, Acre, Curitiba, Amazonas e Rio Grande do Norte. 

Começou a treinar Kung Fu aos 13 anos, não parando mais de progredir na aprendizagem de novas técnicas e ampliando sempre seus conhecimentos. O mestre Rômulo treinou com os mestres: 

Marco Natali, Huang te Cheng, Huang Fu, Bai Li Yu, Li Wing Kay, Wu Lin, Li Jin Tong, Timoti Tong, Carter Huang.

Dentre os grandes mestres citados acima, mestre Rômulo Huangg destaca o mestre Carter Huang, devido ao seu histórico dentro das artes marciais, sendo ele mestre de Kung Fu e Muay Thai, campeão mundial de Kung Fu e Muay Thai na categoria mestres, é presidente da confederação mundial de Hop Kuen, ex presidente da Associação de Kung Fu de Hong Kong e embaixador da China na Tailândia. 


Devido o seu talento e suas conquistas, por diversas vezes, Rômulo Huangg, foi convidado a conceder entrevistas em emissoras de tv como a TV Record, a Rede Bahia, a TV Brand e a TVE, além disso, foi assunto em matérias publicadas nos jornais o Tribuna da Bahia, o Correiro da Bahia, o Jornal da Bahia e em revistas de artes marciais. Realizou diversas apresentações com sua equipe em praias de Salvador, clubes, escola, festivais, shows, faculdades, congressos e feiras culturais.


Ele é considerado hoje o mais antigo professor de kung fu ainda em atividade na cidade de Salvador, tento como consequência de seu trabalho:

  • Introdução do estilo Shaolin Taizu Chang Quang no Brasil.
  • Introdução oficial do estilo Garra de Águia no estado da Bahia, com a supervisão do Grão-Mestre Li Wing Kay.
  • Responsável pela introdução oficial do estilo Hung Gar Shaolin do Sul, na Bahia, sob supervisão geral do Sifu Paulo J. Silva.
  • Presidente e fundador da Federação Baiana de Artes Marciais e Culturais Chinesas.
  • Presidente e fundador da Liga Baiana de Kung Fu.
  • Representante da Liga Nacional de Kung Fu no estado da Bahia.
  • Único mestre na Bahia a ter um aluno treinando no Templo Shaolin do Norte, na montanha Song.
  • Representante do Grão Mestre Chiu Chi Ling e Fundador da International Chiu Chi Ling Hung Gar Kung Fu Association World da Bahia.

Suas conquistas como técnico:
  • Campeonato municipal (1995-1996-1997-1998-1999-2000-2001-2002-2003-2004-2005-2006-2007-2008-2009-2010-2011);
  • Campeonato Baiano (1995-1996-1997-1998-1999-2000-2001-2002-2003-2004-20052006-2007-2008-2009-2010-2011);
  • Campeonato Brasileiro (2006-2007-2008-2009-2010-2011);
  • Campeonato Internaional (2006-2007-2008-20092010-2011);
  • Medalha de Prata no Mundial da Confederação Mundial (2009).

Alguns atletas da Associação Romulo Huangg Shaolin Kung Fu:

André Caetano Luna


Campeonato Baiano:
Combate (Lei Tai) - Ouro (2008, 2009)

Campeonato Brasileiro:
Combate (Lei Tai)- Ouro (2009)
Armas longas – Ouro (2009) 
Armas curtas – Ouro (2009) 
Outras armas – Ouro (2009) 
Outras formas – Ouro (2009) 
Tao Lu do Norte – Bronze (2009)



Heitor Quintella 

Campeonato Municipal:
Combate Lei Tai – Ouro (2008 – 2009)
Wushu - Shangquan – Ouro (2008 – 2009)

Campeonato Baiano:
Combate Lei Tai – Ouro (2008 – 2009)
Wushu - Shangquan– Ouro (2008 – 2009)

Campeonato Brasileiro:
Combate Lei Tai – Ouro (2009)
Armas Duplas – Bronze (2009)

Campeonato Internacional
Wushu - Shangquan– Prata (2008)
Wushu - Qianshu – Ouro (2008)
Combate Lei Tai – Ouro (2008)


Rebeca Civatti

Campeonato Internacional 
Outras Formas – Ouro (2008)
Outras Armas – Ouro (2008)
Wushu - Changquan – Prata (2008)



Tito José de Lacerda
Campeonato Internacional:
Armas Articuladas – Prata (2008)




Vinicius Mendonça 

Campeonato Municipal:
Tao Lu do Norte – Ouro (2008 – 2009)
Armas Longas – Ouro (2008 – 2009)
Outras Formas – Ouro (2008 – 2009)

Campeonato Baiano:
Tao Lu do Norte – Ouro (2008 – 2009)
Armas Longas – Ouro (2008 – 2009)
Outras Formas – Ouro (2008 – 2009)

Campeonato Brasileiro:
Combate Lei Tai – Ouro (2008 – 2009)

Campeonato Internacional:
Combate Lei Tai – Ouro (2008)
Outras Formas – Ouro (2008)
Tao Lu do Norte – Prata (2008) 
- Armas Longas – Prata (2008)
Tao Lu do Sul – Bronze (2008)





Este é um pouco do trabalho do Sifu Rômulo Huangg! Para conhecer mais sobre o trabalho dele, entre em contato pelo facebook clicando aqui.

A todos muito obrigado pela visita! 
Quer esta aqui? Mande-nos a sua história.